quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tensão Superficial

Os anos 80 em Joinville não foram fáceis para quem gostava de rock autoral. Apesar do boom que vivíamos com o rock nacional (vide Barão Vermelho, Titãs, Paralamas, Legião Urbana, Capital Inicial, etc) a cena musical de Joinville era uma lástima. Covers, covers e mais covers...
Uma das excessões se chamava Tensão Superficial. Um mistura de Punk, Dark e New Wave com forte proposta a músicas autorais (raríssimo na época). Iniciou as atividades em 1986 durando até 1992. Gravou alguns músicas no estúdio do Mug (Rip) em formato demo, mas oficialmente nunca lançou nada. Sabe lá onde andam essas fitas...
Felizmente pude assistir (ainda muito jovem lá por volta de 89) a um show deles na finada boate Baturité e adquirir uma fita paga antecipadamente, com promessa de ser entregue em uma semana que na realidade levou meses para chegar em minhas mãos. Felizmente guardei-a a sete chaves e disponibilizei-a a cerca de 2 anos atrás na internet. O resto é história... A banda voltou para alguns shows (que infelizmente não pude ver) e temos um pedacinho dessa história (boa!) do Rock de Joinville guardada para a eternidade graças a tecnologia dos arquivos em mp3.

Formação:
Ado (Vocal)
Tuí (Baixo)
Mauro (Guitarras)
Otávio (Bateria)

Segue os arquivos para download:
Tensão Superficial - Ao vivo em Florianópolis (1988)
Tensão Superficial - Ao vivo na boate Baturité (18/09/1987)










2 comentários:

  1. Olha, a banda iniciou sua vida, em 82/83, na casa do Mauro....o primeiro show foi na antiga FEJ, (acho que tenho o cassete do show) e a formação era Ado (vocais) Mauro (guitarra) Tuí (Baixo), Minho (flauta) Andre (Teclados).
    Primeiro nome da banda DEVIC.
    Na sequencia que veio o nome Tensão Supeficial.
    Vc coloca que a banda iniciou em 86.
    Tenho o show deles gravado no Festival de Bateias em 85, com outro vocalista. Nessa época o Ado tinha dado um tempo.
    Em toda a existencia do Devic e do Tensão, estive por trás da banda, como produtor e mesário nos shows.
    Melhor show de todos: Sede campestre do Sargentos em 15 junho de 85....mais de 2 e 500 pessoas...inacreditavel.
    Pois é, precisando, estamos aqui!!!!!

    grande abraço

    Hugo Hofmann

    ResponderExcluir
  2. É muito bom contar com a sua ilustre presença aqui no Blog! O programa Rock Alternativo foi um dos meus formadores de opinião, em uma época tão escassa de informação na grande mídia. Sobre a sua informação do ano de início das atividades da banda no link: http://wp.clicrbs.com.br/orelhada/2010/04/29/de-volta-a-superficie/?topo=84,2,18,,,84 do Blog Orelhada há uma informação sobre ser no ano de 1986. Podemos atualizar o Blog sem problemas. O post é dinâmico e precisa desses comentários para ser o mais verídico possível! Novamente obrigado pela colaboração!!

    ResponderExcluir